EUA lançam ofensiva militar em Caracas: Declaração do Partido Comunista da Venezuela
O PCV condena a agressão imperialista e a escalada belicista do governo dos Estados Unidos, em seu absoluto desprezo pelo direito internacional, pela autodeterminação dos povos e pela paz na América Latina e no Caribe.
Por Partido Comunista da Venezuela (PCV)
O Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da Venezuela (eleito pelo XVI Congresso Nacional, ocorrido em novembro de 2022) denuncia ao país e à comunidade internacional que, desde a madrugada deste 3 de janeiro, a cidade de Caracas e outras áreas da região central do país foram alvo de bombardeios executados por forças militares dos Estados Unidos da América.
De acordo com as informações disponíveis até o momento, os ataques tiveram como alvos aeroportos e outros pontos estratégicos, constituindo uma grave violação da soberania nacional e um ato de agressão militar direta contra o povo venezuelano. Até agora, não há um relatório oficial que detalhe a extensão dos danos materiais nem o número de vítimas causadas por esses bombardeios criminosos.
O Partido Comunista da Venezuela condena veementemente essa agressão imperialista, que confirma a escalada belicista do governo dos Estados Unidos e seu absoluto desprezo pelo direito internacional, pela autodeterminação dos povos e pela paz na América Latina e no Caribe.
Diante dessa situação, o PCV conclama o movimento comunista e operário internacional, as forças populares, democráticas e anti-imperialistas do mundo a se mobilizarem imediatamente em rejeição a esta nova e perigosa ofensiva militar e a expressarem sua solidariedade ativa com o povo venezuelano.
Fora a bota imperialista da Venezuela e da América Latina!